Você sabe o que é gengivite? Veja como tratá-la

288 visualizações

Gengivite é uma doença periodontal que consiste na inflamação e infecção da gengiva. A gengivite costuma ser causada pela má higiene bucal e também pode ser resultado do acúmulo de placa bacteriana. Se a placa não for removida, ela se transforma em um depósito rígido chamado tártaro, que fica preso no dente. As bactérias e as toxinas produzidas pela placa e pelo tártaro irritam as gengivas e as deixam inchadas e sensíveis.

A gengiva do dente também pode sofrer devido a outras causas, como: escovação excessiva ou a limpeza vigorosa com fio dental. Além disso, mudanças hormonais também podem aumentar o risco de desenvolver essa inflamação. A gengivite costuma aparecer muito em adolescentes no início da puberdade, jovens no começo da idade adulta e em mulheres grávidas. Dentes desalinhados, pontas de obturação ásperas ou aparelhos mal encaixados ou mal limpas, como aparelhos e dentaduras, podem irritar as gengivas e elevar o risco da inflamação.

Os sintomas da gengivite incluem: vermelhidão na gengiva, dor, inchaço, sensibilidade e sangramento, além de mau hálito e gosto ruim na boca. 

Para prevenir e tratar a gengivite é necessária uma boa higiene bucal. A limpeza feita por um dentista também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e torna-se tártaro, apenas o dentista no consultório poderá removê-la. O uso apropriado do fio dental também é importante para remover restos de alimentos e controlar o aparecimento de tártaro.

A gengivite não tem cura. Porém, se houver um tratamento adequado, o paciente pode ter uma boa qualidade de vida. O tratamento consiste apenas em uma escovação adequada, uso de fio dental e de enxaguantes bucais, de acordo com as indicações do dentista. Isto impedirá a progressão das placas bacterianas e vai curar a inflamação da gengiva. Nas fases avançadas da doença, o dentista poderá fazer raspagem dos dentes para remover o tártaro e aplainar as raízes para evitar o endurecimento da placa. Nos casos mais sérios, os antibióticos e anti-inflamatórios podem ser recursos importantes.

Entre em contato:
E-mail: contato@trmxodontologia.com.br
Telefone: (47) 3057-8107
WhatsApp: (47) 99721-6488

Redatora: Raquel Gentil Andrade




Postagem relacionadas

Postado há

Pericoronarite: como tratar a inflamação na região dos dentes do siso

Os seus dentes do siso mal nasceram e já estão lhe causando dor? O seu problema pode ser a pericoronarite, uma inflamação da gengiva de fácil tratamento. ...

Leia mais

Postado há

O QUE É A DOENÇA PERIODONTAL?

O que é doença periodontal? É uma infecção, causada por bactérias, que afeta os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias. A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos....

Leia mais


Postagem nas categorias



Postagem nos meses

(1)Março de 2018

(1)Fevereiro de 2018

(1)Janeiro de 2018

(1)Novembro de 2017

(1)Outubro de 2017

(1)Setembro de 2017

(1)Agosto de 2017

(1)Abril de 2017

(1)Fevereiro de 2017

(2)Maio de 2014

(2)Abril de 2014