Implante dentário: confira os principais tipos e vantagens do tratamento

1571 visualizações

Um sorriso bonito é o melhor cartão de visita que uma pessoa pode ter. Por isso, quando faltam dentes na boca é fundamental que se busquem os melhores tratamentos a fim de corrigir o problema. É unânime na classe dos dentistas, que a melhor opção de tratamento para a falta de dentes é o implante dentário, pois a partir dele, é possível recuperar a saúde bucal, além de levar autoestima e confiança aos pacientes.

O implante dentário é uma revolução no tratamento de pacientes que perderam parcialmente ou totalmente seus dentes. O implante funciona como raízes artificiais de metal (em geral, usa-se o titânio) instaladas dentro do osso, abaixo da gengiva através de um processo cirúrgico muito simples. Após isso, é fixada a prótese dentária de um ou de vários dentes para recuperar as funções físicas e obter uma estética natural.

Existem alguns tipos de implante dentário, como: Implante Unitário - nesse modelo, o dentista substitui a raiz do dente colocando o pino de titânio e posteriormente confeccionando um dente artificial de porcelana, substituindo a coroa do dente. Esse é o método mais indicado para pessoas que tiverem perdido poucos dentes. Outro tipo de implante é o com Prótese Protocolo – esse tipo de implante é muito usado quando grande parte dos dentes está comprometida. Nesse caso, são necessários de 4 a 8 implantes que irão suportar a prótese de resina. O resultado final costuma ser muito satisfatório porque a prótese é fixa, o que gera segurança de mastigação.

Já a Prótese Overdenture, é um tipo de implante que tem como principal vantagem o preço. Para fixar a prótese de resina, o dentista usará menos implantes – de 2 a 4 em média. Funciona como uma dentadura fixa por meio de uma barra que liga os pinos à prótese. Oferece segurança na hora das refeições e ainda facilita a limpeza porque o paciente pode remover a prótese para higiene.

Quando uma pessoa decide realizar um implante dentário é importante que o dentista que irá fazer o tratamento estude e planeje o tratamento do paciente cuidadosamente. Atualmente, isso é possível através do Digital Smile Design (DSD), uma técnica de planejamento e execução de reabilitações através da análise e desenho digital do sorriso. É um método que auxilia o profissional e o paciente a reconstruir o sorriso com mais previsibilidade nos resultados.

Uma vantagem de se utilizar a técnica DSD é a previsibilidade, pois o índice de sucesso do tratamento se torna muito mais alto a partir do momento que se sabe como o resultado final deve ficar. Normalmente em duas sessões, se consegue encontrar a forma e tamanho ideais para o tratamento do paciente. Também se torna muito mais seguro para o paciente ver o resultado antes da sua execução, podendo opinar e discutir modificações mesmo antes de iniciar o tratamento. A precisão na execução e na comunicação com o laboratório de prótese se torna muito mais efetiva, através dos protocolos seguidos, resultando em maior eficiência.

Entre em contato:

E-mail: contato@trmxodontologia.com.br
Telefone: (47) 3057-8107
WhatsApp: (47) 99721-6488

Redatora: Raquel Gentil Andrade